Como escolher a creche do seu filho?

No final do ano passado comecei a pensar neste assunto. Como todas as pessoas comentavam que as escolinhas andavam cheias e que algumas tinham lista de espera passei a visitar sem compromisso algumas opções.
Essa é uma das tarefas mais difíceis de ser mãe, pois mesmo pensando no bem dos nossos filhos podemos fazer a escolha errada. Então é sempre bom pensar nos itens que você acha essencial na busca de uma boa escola antes de começar a busca e ver tantas quantas achares suficiente.
Pontos que achava importantes nesta busca:
Localização - que não fosse muito longe para quando eu não pudesse buscar algum dos avós pudesse.
Uniforme - acho essencial para não ter a competição e o estímulo ao consumismo.
Alimentação - que seguisse a minha linha de pensamento, oferecendo refeições nutritivas , sem doces , sem embutidos, sem refrigerantes. Confesso que preferiria se fosse tudo orgânico, mas sei que isso nem sempre é possível, pelo meu próprio cotidiano.
Estrutura do local - que fossem salas espaçosas com área externa organizada, de preferência climatizada. E não casas mal adaptadas para crianças.
E claro a proposta pedagógica e a atenção e cuidado das professoras.
Acabei visitando , até agora, 4 escolhinhas: Pulpileira, Gente Miúda, Escolinha do GNU e Pequeno Mundo.
Uma delas apesar da estrutura e da atenção das pedagogas e mesmo dizendo que tinha uma alimentação saudável avaliando o cardápio não achei legal. Além de não ter uniforme e ter muitos brinquedos quebrados.
A segunda achei super organizada com salas amplas , cada uma com ar condicionado e banheiro e sempre um pátio pequeno em cada sala, além de um pátio grande com piso de eva. No currículo tem aula de música, inglês, informática , capoeira ou ballet. Dga-se aula de música, capoeira e ballet todas as escolhinhas que visitei também tem. Nesta a alimentação era bem equilibrada,e o uso de uniforme é obrigatório, para mim foi a escolhida mas tem lista de espera. Acabei me inscrevendo e vou aguardar até o fim do ano para ver se as minhas pequenas conseguem vaga.
Na terceira em que fui achei o espaço físico muito ruim, a sala de aula virava sala do soninho e enquanto isso as outras crianças ficavam numa mini sala esperando. Além disso , quando a pedagoga me informou que na sexta a noite o cardápio da janta era alternativo e as crianças comiam nuggets, salsicha ou pipoca quase tive um infarto, nada pode ser pior do que nuggets, penso eu.
A quarta escola que visitei achei a atenção das pedagogas ótima, a filosofia do esporte também. Mas o que me incomodou foi o tamanho das salas, pois como em Porto Alegre o inverno castiga acho que as crianças devem ter um espaço interno decente para brincarem também. E a alimentação era a parte.
Conversando com mães dos filhos que estudam em todas as quatro escolas visitadas todas adoram a sua , então a minha missão é escolher a que melhor se adapta aos meus ideais e a educação das minhas meninas.
Mas como ainda não decidi vou aproveitar e visitar outras para ter certeza da minha escolha.
Conto para vocês depois.




0 comentários:

Enviar um comentário