"Não , minhas filhas ainda não caminham". Esta foi a frase que eu mais disse dos 11 meses até 1 ano e sete meses das minhas filhas. Que saco.
Confesso que a pergunta " Ai , as tuas filhas já caminham?" me irritava muito ainda mais quando vinha com um comentário " Ai, porque a fulaninha caminhou com 9 meses, 10 meses.Será que elas não tem algum problema?" Daí eu educadamente respondia " Pois é, as minhas não." As vezes até me dava o trabalho de explicar que crianças prematuras demoram um pouco mais para caminhar, mas no fim , desistia. As pessoas me ligavam só para saber isso.
No início até me preocupei, mas conversando com várias mães vi que cada bebê caminhava no seu tempo. Eu , por exemplo, caminhei com 1 ano e três meses e meu marido com 11 meses.
Toda criança saudável vai caminhar um dia, pode ser com 9 meses ou com 1 ano e meio essa é a verdade.
As minhas filhas nasceram de 32 semanas então a médica explicou que elas deviam caminhar até um ano e 8 meses, já que a prematuridade afeta um pouco esta parte locomotora, como elas nasceram 2 meses antes terão 2 meses de créditos.
A Stella começou a engatinhar com 1 ano e um mês e a Olívia nunca o fez. Sempre se arrastou de bundinha e isso nunca a impediu de fazer nada. Incentivava ela para engatinhar e nada , quando colocava de bruços ficava encalhada que nem um baleia, então me despreocupei , pois acabei conhecendo várias pessoas que andavam de bundinha e nunca tiveram problemas. Com o andar da carruagem a expectativa era que a Stellinha caminhásse primeiro , mas eu como boa observadora sempre desconfiei que quem daria o primeiro passo era a minha gorduchinha Olívia.
Em janeiro , quando fomos pra casa da minha mãe na praia percebi que a Olívia tinha uma certa dificuldade em passar por um degrauzinho já que não engatinhava e a Stella bem provocativa ficava na frente dela subindo e descendo. Ali tive certeza que a Olívia ia se irritar e começar a caminhar só para subir escadas e dito e feito.
Com um ano e 6 meses as duas ficavam de pé a Stella se segurando em algum móvel e a Olívia sozinha, já ensaiando os seus primeiros passinhos . Eu e o Marcello ficávamos estimulando elas a irem do papai para a mamãe. No final de janeiro a Stella até ensaiou 3 passinhos. No início de março elas começaram a andar de mãos com a gente. Mas foi no dia 9 de março que a Olívia se levantou e caminhou sozinha e logo depois no dia 11 a Stella.
A Stella ainda passou uns 15 dias engatinhando, pois era mais rápido e porque ainda tinha um certo medinho até realmente tomar gosto pela caminhada e agora as duas são dois furacõezinhos.
Então mamães não se preocupem seus bebês vão caminhar e por mais que a gente estimule vai ser no dia que eles quiserem e se sentirem seguros. E não se preocupem com as outras crianças e pessoas com seus diversos comentários. A pediatra das gurias que diz, as pessoas querem muito antecipar as coisas daqui a pouco vão dizer que os filhos caminham com 6 meses , falam com 10 meses e se formam na faculdade com 5 anos.
Aproveitem, pois depois que eles caminham a gente não para.
Etiquetas:
Comportamento