Quando a Stella e a Olívia completaram 1 ano a pediatra recomendou fazermos a primeira consulta ao dentista. Até então as duas estavam com apenas 2 dentinhos embaixo.
Dentinhos que nasceram sem causar nenhum mal estar, como febre ou dor.
Levei na Dra Mariângela , que por sinal foi a minha odontopediatra. E observando os dentinhos das minhas filhas elogiou muito, pois além de estarem saudáveis não continham nenhuma, mancha, ou cárie. Muito comum , hoje em dia, em crianças que tem no cardápio o consumo de refrigerantes e muito açúcar.
Falei sobre o cuidado que tenho com a alimentação delas, que não dou doces , evito gorduras e nunca colocaram na boca um copo de refrigerante.
Ela me comentou que um número muito alto de crianças até 2 anos chega no consultório com cáries devido ao excesso de alimentos com açúcar e muitas com um pré-diagnóstico de hiperatividade , que na maioria das vezes é consequência da má alimentação. Já que tanto o açúcar, o chocolate e o refrigerante contém cafeína estimulando assim em excesso a criança.
Confesso que saí bem orgulhosa do consultório.
Também questionei o uso do bico tão odiado por uns e adorado por outros. E ela falou que se o bico ou chupeta for tirado até os 2 anos e meio da criança não causa nenhum mal a arcada dentária dos pequenos. O problema é deixar passar este tempo, conheço crianças com 6 anos que chupam bico.
A nossa próxima consulta será nos 2 anos das pequenas e agora sim já estão cheias de dentes e quero ver ficarem quietinhas na cadeira.
Acredito que esteja tudo bem na evolução dentária delas, mas diga-se que escovar os dentes parece uma guerra, precisa de 2 pessoas uma para segurar os bracinhos e outra para escovar os dentes. Ufa. Até incentivamos elas a escovarem sozinhas e o fazem mas como brincadeira. A médica falou que é uma fase normal.
Hoje a minha duplinha já está com uns 14 dentinhos e só uma vez tiveram problemas com o surgimentos deles. Uma em cada semana, a Olívia primeiro e a Stella depois as duas quando nasceram os quatro dentinhos de cima juntos. Não tiveram febre, mas dor. Noites de choro, mas depois nunca mais.
Etiquetas:
Saúde
0 comentários:
Enviar um comentário