Alimentação antes , durante e depois da gravidez

Confesso que nunca fui uma pessoa viciada em doces e porcarias, mas claro que de vez em quando rolava um hamburguer, um chocolate , etc.
Ao iniciar o período de tentativas para engravidar me apresentaram o Ácido Fólico vitamina encontrada principalmente em folhas verdes como espinafre e carnes brancas, essencial para a boa formação do tubo neural do feto. Deve-se tomar 3 meses antes de começar a tentar engravidar até o terceiro ou quarto mês da gestação.
Antes de ter a confirmação da minha gravidez tive certeza que estava, devido a louca vontade de comer feijão. Chegava a encher dois pratos , uma amiga até comentou que achava que eu estava grávida, mas como eu e meu marido resolvemos esperar um pouco pra contar se fosse confirmado, me fiz de desentendida. Mas sempre soube que o tão falado desejo de grávida nada mais é do que a falta de alguma vitamina no organismo o que te faz escolher determinados alimentos. Assim, depois do feijão veio a fissura por frutas, que sempre adorei.
Essa história que grávida deve comer por dois não existe, eu com 2 na barriga não sentia essa fome gigantesca . Pra mim isso é uma boa desculpa pra comer tudo o que se tem vontade, mas o problema vem depois com o sobrepeso, a diabetes gestacional, etc.
Assim que confirmamos a minha gravidez eliminei alimentos que não fazem bem a ninguém como gorduras , doces e refrigerantes.  Também evitei alimentos com cafeína : café, chá verde, chá preto, chimarrão, coca cola e chocolate; e atum, que por conter mercúrio pode fazer mal ao feto. Além de ter um cuidado redobrado com saladas e comida japonesa, a qual me foi permitida desde que soubesse a procedência dos peixes, assim só frequentava um restaurante japonês que era da minha confiança.
Enjoei e vomitei muito no segundo e terceiro mês da gravidez afinal a Olívia e a Stella trouxeram uma enorme quantidade de hormônios enlouquecidos para a mamãe.
O peso ideal para uma grávida no final da gravidez é entre 8 e 12 kilos, e para mim, mãe de gêmeas era entre 15 e 20kg. No sétimo mês estava com 12kg, me alimentava bem e fazia hidroginástica 2 vezes por semana. Em decorrência da pré-eclâmpsia com 32 semanas as gurias tiveram que nascer , acredito que estava com uns 13kg. Fiquei internada em decorrência disto 13 dias no hospital e ao sair já pesava meus 50 kg originais de antes da gravidez. Por isso, acredito que para se ter uma gravidez saudável tanto para a mãe quanto para o bebê uma alimentação adequada é fundamental.
Após o nascimento das pequenas veio a amamentação e assim cuidados redobrados, muito líquido para produzir cada vez mais leite, principalmente água , uma alimentação sem cafeína já que esta é a única substância comprovada cientificamente que causa cólica no bebê. O resto como feijão, repolho é bom observar, pois reage diferentemente em cada corpo e assim em cada bebê. Eu comia bastante feijão e por sorte minhas pequenas nunca tiveram cólicas na vida.
É sempre importante ressaltar que tudo e digo absolutamente tudo que comemos, bebemos ou usamos interfere diretamente na formação do feto e na saúde do bebê. Por isso, evite bebidas alcoólicas e cigarros.

Hora da Leitura

Eu sempre digo que as escolhas dos filhos vem sempre através das escolhas dos pais.
Isto é, uma boa alimentação, o gosto pela leitura, o gosto pelos esportes,etc. Tudo isso parte dos estímulos que os pais dão para os seus pequenos.
Aqui em casa a Olívia e a Stella tem a sua parte na estante onde guardo os livrinhos delas. Todos os dias elas vão lá , pois já sabem exatamente o lugar e pegam os seus livrinhos para folhear. Além disso, gosto de ler historinhas pra elas, afinal filhas de apaixonados por livros e netas de dono de editora devem gostar de ler, além de ser um estímulo brilhante para a sua imaginação e criatividade.
Não esperem eles irem para a escolhinha para tomarem gosto, estimulem. Assim como estimulamos com brincadeiras e deixamos eles assistirem a televisão , façam com que a hora da leitura seja um momento divertido para todos.
Histórias não devem ser lidas apenas na hora de dormir, leia de manhã, de tarde, num parque. Divirta-se fazendo esta atividade com seu filho. Valorize o texto e as ilustrações, mesmo que ele esteja folheando outro livro não quer dizer que não esteja ouvindo a história. Deixe as crianças tocarem nos livros e principalmente leia quantas vezes elas pedirem.
Ontem recebi minha nova coleção de livros pelo projeto do Banco Itaú - Leia para uma criança. Que já está na sua segunda edição. Você se cadastra no site www.itau.com.br/itaucriança e recebe em casa 3 livros sem custo algum.
Livros também são ótimos presentes para dar a crianças e além disso com um custo bem acessível.


Hora do Sono

Hoje li na página do facebook da Pampers uma dica para as mamães sobre a hora do sono e resolvi escrever meu relato.
Uma dica poderosa para uma noite de sono tranquila é ajudar seu bebê a dormir por conta própria. Se ele puder fazer isso na hora de ir para cama, será mais fácil voltar a pegar no sono quando acordar durante a noite, sem precisar estar com o pai ou a mãe. Esse processo chama-se autorrelaxamento. É possível incentivá-lo, colocando o bebê no berço ainda acordado ou sonolento, dar o beijo de boa noite e deixá-lo dormir por conta própria. Se ele chorar, espere alguns minutos em vez de responder imediatamente, porque alguns bebês choram quando estão pegando no sono."
Ouço sempre relatos de mães , onde os filhos não dormem e elas se levantam várias vezes na noite e que ficam impressionadas como as minhas filhas dormem bem. Confesso que nem sempre a noite toda, mas não  é toda está dificuldade.
 Quando elas saíram do hospital estavam com a rotina de mamar de 3 em 3 horas então acordavam assim, mas  segundo a pediatra como elas já tinham alcançado 3 kilos não era mais necessário acordá-las para amamentar . Começei a deixá-las dormir e passaram de 4 em 4 e no terceiro mês mamavam a última vez a meia noite e depois só ás 5:30 / 6h. As enfermeiras também me alertaram que bebês gemem o tempo todo então que eu não me levantasse a cada resmungo. Dica que levo até hoje.
Elas dormiam no carrinho ao meu lado, pois confesso que dava preguiça ficar levantando na noite.
Mas quando elas tinham 4 meses e meio, em dezembro, resolvi colocá-las para dormir no berço. Antes disso elas dormiam no berço durante o dia e sempre se adaptaram bem. Então não foi diferente a noite.
A partir do 5 mês elas começaram a dormir a noite toda acordando uma que outra vez para mamar.
A nossa rotina era assim, hora do banho entre 21h e 21:30 , mamá e depois colocávamos elas no berço, nada de ninar , pois assim elas adormeciam sem choramingos. O que me facilitava quando estava sozinha com elas a noite. O nenê que é sempre ninado para dormir acaba se acostumando e toda a vez que acordar ou tiver com sono exigirá da mãe esta mesma atenção , não importando o horário que isso for.
Com o passar dos meses, muitas noites foram tranquilas com elas dormindo a noite toda entre 22:30 h e 8:30h . A partir de 1 ano e 1 mês elas começaram a acordar na noite, muitas vezes com gases, outra para mamar e outra para nos testar. Pois assim, pegavámos elas no colo e as nanavámos. Conversei com a pediatra e ela me alertou que os bebês a partir do décimo mês passam a ter o sono como nós adultos, que acordamos na noite , mas diferente dos bebês nos viramos e voltamos a dormir. Mas os bebês quando acordam a noite , muitas vezes se assustam por não perceberem o local que estão e começam a chorar. Então ela me aconselhou a deixá-las chorando e não pegar para ninar. Após 3 noites chorando, onde íamos no berço olhávamos e no máximo colocávamos  a mão em cim delas para acalmá-las tudo voltou ao normal.
Hoje , como elas só tiram um cochilo na tarde passaram a tomar banho as 20:30 e as 21h já coloco elas na cama e lá mesmo entrego a mamadeira para elas tomarem sozinhas. Depois disso acordam uma vez na noite a Olívia e torno das 2h onde a segunda mamadeira já está pronta e só entrego pra ela e a Stella lá pelas 5h. Depois disso , sempre há alguns resmungos por gases ou perda do bico, mas elas mesmas resolvem ( na maioria das vezes) e voltam a dormir até ás 9h / 10h da manhã.
Outra dica muito importante o bebê não deve dormir na cama dos pais, pois eles iram se acostumar e nunca vão querer dormir no quarto deles.