Hora do Sono

Hoje li na página do facebook da Pampers uma dica para as mamães sobre a hora do sono e resolvi escrever meu relato.
Uma dica poderosa para uma noite de sono tranquila é ajudar seu bebê a dormir por conta própria. Se ele puder fazer isso na hora de ir para cama, será mais fácil voltar a pegar no sono quando acordar durante a noite, sem precisar estar com o pai ou a mãe. Esse processo chama-se autorrelaxamento. É possível incentivá-lo, colocando o bebê no berço ainda acordado ou sonolento, dar o beijo de boa noite e deixá-lo dormir por conta própria. Se ele chorar, espere alguns minutos em vez de responder imediatamente, porque alguns bebês choram quando estão pegando no sono."
Ouço sempre relatos de mães , onde os filhos não dormem e elas se levantam várias vezes na noite e que ficam impressionadas como as minhas filhas dormem bem. Confesso que nem sempre a noite toda, mas não  é toda está dificuldade.
 Quando elas saíram do hospital estavam com a rotina de mamar de 3 em 3 horas então acordavam assim, mas  segundo a pediatra como elas já tinham alcançado 3 kilos não era mais necessário acordá-las para amamentar . Começei a deixá-las dormir e passaram de 4 em 4 e no terceiro mês mamavam a última vez a meia noite e depois só ás 5:30 / 6h. As enfermeiras também me alertaram que bebês gemem o tempo todo então que eu não me levantasse a cada resmungo. Dica que levo até hoje.
Elas dormiam no carrinho ao meu lado, pois confesso que dava preguiça ficar levantando na noite.
Mas quando elas tinham 4 meses e meio, em dezembro, resolvi colocá-las para dormir no berço. Antes disso elas dormiam no berço durante o dia e sempre se adaptaram bem. Então não foi diferente a noite.
A partir do 5 mês elas começaram a dormir a noite toda acordando uma que outra vez para mamar.
A nossa rotina era assim, hora do banho entre 21h e 21:30 , mamá e depois colocávamos elas no berço, nada de ninar , pois assim elas adormeciam sem choramingos. O que me facilitava quando estava sozinha com elas a noite. O nenê que é sempre ninado para dormir acaba se acostumando e toda a vez que acordar ou tiver com sono exigirá da mãe esta mesma atenção , não importando o horário que isso for.
Com o passar dos meses, muitas noites foram tranquilas com elas dormindo a noite toda entre 22:30 h e 8:30h . A partir de 1 ano e 1 mês elas começaram a acordar na noite, muitas vezes com gases, outra para mamar e outra para nos testar. Pois assim, pegavámos elas no colo e as nanavámos. Conversei com a pediatra e ela me alertou que os bebês a partir do décimo mês passam a ter o sono como nós adultos, que acordamos na noite , mas diferente dos bebês nos viramos e voltamos a dormir. Mas os bebês quando acordam a noite , muitas vezes se assustam por não perceberem o local que estão e começam a chorar. Então ela me aconselhou a deixá-las chorando e não pegar para ninar. Após 3 noites chorando, onde íamos no berço olhávamos e no máximo colocávamos  a mão em cim delas para acalmá-las tudo voltou ao normal.
Hoje , como elas só tiram um cochilo na tarde passaram a tomar banho as 20:30 e as 21h já coloco elas na cama e lá mesmo entrego a mamadeira para elas tomarem sozinhas. Depois disso acordam uma vez na noite a Olívia e torno das 2h onde a segunda mamadeira já está pronta e só entrego pra ela e a Stella lá pelas 5h. Depois disso , sempre há alguns resmungos por gases ou perda do bico, mas elas mesmas resolvem ( na maioria das vezes) e voltam a dormir até ás 9h / 10h da manhã.
Outra dica muito importante o bebê não deve dormir na cama dos pais, pois eles iram se acostumar e nunca vão querer dormir no quarto deles.

0 comentários:

Enviar um comentário