Alimentação antes , durante e depois da gravidez

Confesso que nunca fui uma pessoa viciada em doces e porcarias, mas claro que de vez em quando rolava um hamburguer, um chocolate , etc.
Ao iniciar o período de tentativas para engravidar me apresentaram o Ácido Fólico vitamina encontrada principalmente em folhas verdes como espinafre e carnes brancas, essencial para a boa formação do tubo neural do feto. Deve-se tomar 3 meses antes de começar a tentar engravidar até o terceiro ou quarto mês da gestação.
Antes de ter a confirmação da minha gravidez tive certeza que estava, devido a louca vontade de comer feijão. Chegava a encher dois pratos , uma amiga até comentou que achava que eu estava grávida, mas como eu e meu marido resolvemos esperar um pouco pra contar se fosse confirmado, me fiz de desentendida. Mas sempre soube que o tão falado desejo de grávida nada mais é do que a falta de alguma vitamina no organismo o que te faz escolher determinados alimentos. Assim, depois do feijão veio a fissura por frutas, que sempre adorei.
Essa história que grávida deve comer por dois não existe, eu com 2 na barriga não sentia essa fome gigantesca . Pra mim isso é uma boa desculpa pra comer tudo o que se tem vontade, mas o problema vem depois com o sobrepeso, a diabetes gestacional, etc.
Assim que confirmamos a minha gravidez eliminei alimentos que não fazem bem a ninguém como gorduras , doces e refrigerantes.  Também evitei alimentos com cafeína : café, chá verde, chá preto, chimarrão, coca cola e chocolate; e atum, que por conter mercúrio pode fazer mal ao feto. Além de ter um cuidado redobrado com saladas e comida japonesa, a qual me foi permitida desde que soubesse a procedência dos peixes, assim só frequentava um restaurante japonês que era da minha confiança.
Enjoei e vomitei muito no segundo e terceiro mês da gravidez afinal a Olívia e a Stella trouxeram uma enorme quantidade de hormônios enlouquecidos para a mamãe.
O peso ideal para uma grávida no final da gravidez é entre 8 e 12 kilos, e para mim, mãe de gêmeas era entre 15 e 20kg. No sétimo mês estava com 12kg, me alimentava bem e fazia hidroginástica 2 vezes por semana. Em decorrência da pré-eclâmpsia com 32 semanas as gurias tiveram que nascer , acredito que estava com uns 13kg. Fiquei internada em decorrência disto 13 dias no hospital e ao sair já pesava meus 50 kg originais de antes da gravidez. Por isso, acredito que para se ter uma gravidez saudável tanto para a mãe quanto para o bebê uma alimentação adequada é fundamental.
Após o nascimento das pequenas veio a amamentação e assim cuidados redobrados, muito líquido para produzir cada vez mais leite, principalmente água , uma alimentação sem cafeína já que esta é a única substância comprovada cientificamente que causa cólica no bebê. O resto como feijão, repolho é bom observar, pois reage diferentemente em cada corpo e assim em cada bebê. Eu comia bastante feijão e por sorte minhas pequenas nunca tiveram cólicas na vida.
É sempre importante ressaltar que tudo e digo absolutamente tudo que comemos, bebemos ou usamos interfere diretamente na formação do feto e na saúde do bebê. Por isso, evite bebidas alcoólicas e cigarros.

0 comentários:

Enviar um comentário