Bazar Itinerante de Marcas

Nesta sexta e sábado dias 27 e 28 de abril e nos dias 04 e 05 de maio estará acontecendo o Bazar Itinerante de Marcas na Barbarella Bakery. Ali na Dinarte Ribeiro, 56 entre 10h e 20h.

O Bazarzinho roupinhas importadas para bebês de 0 - 2 anos
Oh Moça com suas bolsas carteiras exclusivas
Mercato Nino peças selecionadas de grandes designer.
D'Iagoda - mostruário All Star a preço de custo

Aproveite para tomar um café na melhor e mais charmosa padaria da cidade.





O Primeiro Aniversário

Começa com a pergunta fazer ou não fazer? Fazer para todos os amigos e parentes envolvidos no primeiro ano de vida das nossas filhas ou fazer um bolinho para a família? Onde fazer? Numa casa de festas, em casa, num parque? Mas, esta última opção para nós é meio difícil, pois em agosto , quando as gurias nasceram, estamos no auge do inverno. Mas que é muito bacana uma festinha pic nic , isso é.
Confesso que no início pensamos em fazer algo pequeno para a família, mas quando começamos a fazer a lista a família tinha 50 pessoas , isso sem falar em amigos muito mais próximos que precisávamos convidar.
Logo, entre fazer algo em casa ou numa casa de festas onde tu entra e sai sem se preocupar com nada optamos pela segunda opção.
Então em junho decidimos fazer a festinha de 1 ano da Olívia e da Stella e aí eu passei a ver as casas de festas em Porto Alegre e seu valores. Algumas já conhecia por ter ido em alguns aniversários.
Optamos pela Floresta Malukete, um espaço amplo, com brinquedos bacanas sem serem muito tecnológicos , onde os pais pudessem brincar junto como o tobogã gigante. E com um comida mais saudável, isto é, com salgadinhos assados e não fritos. Além da opção de suco para as crianças.
Todas as casas te oferecem, manobrista ou estacionamento, recepcionista, recreacionistas, decoração, garçons, alimentação diversa e um horário de 4 horas de festa. Que pode ser no fim do dia ou no horário do almoço ( esta oferecida normalmente nos finais de semana, pelo menos a maioria).
Bebidas alcoólicas normalmente são a parte, mas algumas casas já as tem incluídas no pacote.
Bolo e lembrancinhas ficam por nossa conta.
E agora era escolher o tema, minhas filhas não eram muito ligadas a nenhum desenho, nem as princesas , nem nada disso, então resolvemos fazer um tema de Paris, já que em junho fomos pra lá com elas.
Como a casa de decoração não tinha este tema resolvemos produzi-lo com a ajuda de alguns amigos. Então mandamos construir um pórtico com o nome delas imitando o pórtico do metrô . Fizemos uma torre Eifel com luzinhas e tudo, uma roda gigante que rodava e um painel com vários desenhos representativos da cidade. E a casa de decoração cuidou dos detalhes da mesa , dos balões e dos pequenos quitutes da mesa.
De lembrancinha fiz um saquinho com 2 macarons e um chaveiro da torre Eifel.
A festa estava linda. As gurias aproveitaram um pouco, dormiram um pouco, afinal é muita novidade para bebês de 1 ano, mas para nós foi muito especial ter 100 amigos reunidos comemorando esta data única na nossa vida.
Fizemos um vídeo lindo contando um pouco da história delas neste primeiro ano de vida.
Este ano já comecei a ver lugares , pesquisar preços, pois pretendo fazer uma festinha, menor, mais voltada para as crianças mesmo, mas bem divertida.
Aqui está uma lista de lugares bacanas para se fazer festas infantis em Porto Alegre
Floresta Malukete
Petaperruge
Funnykito
Guma Festas
Jardins
Merci
Party Room Kids
Brincalhão
Boom Mania
Mr. Bimbo
Casa do brinquedo
Fantasy Festerê






Aulas de Natação

Aqui em Porto Alegre , onde moro, o inverno castiga um pouco, então a maioria dos médicos não incentiva a prática da natação para bebês antes dos 6 meses e dão sempre preferência para que as aulas iniciem-se na primavera ou verão.
Em outubro do ano passado coloquei a Olívia e a Stella na natação , elas tinham 1 ano e dois meses. A Olívia adorou de cara, brincou bastante na água , abraçava os coleguinhas. Mas a Stella só se soltou na terceira aula o que a professora diz ser completamente normal.
A aula é incrível, todas as atividades são regidas por uma musiquinha. Então temos a do bom dia, a do índio , a do peixinho amarelinho, mais conhecida como Pintinho amarelinho, do guarda guarda. Brincadeiras de incentivo a perder o medo d'água, atividades de bater braços e pernas e por fim o tão esperado mergulho. Que só acontece depois de um tempo e quando a professora achar que o bebê está preparado.
Mas em Dezembro tive as minhas primeiras baixas. As gurias começaram a se gripar, o que era mais uma alergia mas aí pude constatar a falta de cuidados de quase todos os lugares que oferecem natação: o corredor do vento.Um pequeno espaço entre a piscina e o banheiro que faz toda a diferença . Com as festas de fim de ano acabamos por não continuar com a natação.
Se eu indico a natação? Sim e sempre. Até hoje minhas filhas amam água, piscina e fazem a coreografia do peixinho amarelinho bem contentes. Mas , ficaria feliz se os clubes e academias tivessem uma infra-estrutura melhor de vestiário para facilitar a nossa vida. Sem o corredor maldito e com mais trocadores.
Afinal, atividades físicas são sempre bem vindas e devem ser estimuladas. O inverno está chegando então na próxima primavera voltaremos.

Escolas de natação para bebês em Porto Alegre que eu pesquisei  : Natasul, Acqualitá, Associação Leopoldina Juvenil ( só para sócios) e GNU.



III Coletivo Criativo

Nesta sexta e sábado dias 13 e 14 de abril estará acontecendo o III Coletivo Criativo no Bar Galgos Brancos. Ali na Dinarte Ribeiro, 171/ segundo andar entre 12h e 21h

O Bazarzinho moda infantil importada de 0 - 2 anos
Oh Moça com suas bolsas carteiras exclusivas
Remodê roupas antigas mas de cara nova
Mercato Nino peças selecionadas de grandes designer.
D'Iagoda - mostruário All Star
Nara Lisbôa e seus incríveis tricots
Clarissa MN - Artista Plástica
Licia Heydrich - esculturas
Fernanda Sica - roupas 
Palermo Chico bags





Hora do Banho

Nos primeiros dias de vida da Olívia e da Stella os banhos foram dados pelas enfermeiras, praticamente de gato, já que elas não podiam ficar muito tempo fora da encubadora e porque o umbigo ainda não havia caído. Assim, a parte de limpá-los  também acabou ficando com elas. Quando foram para a encubadora aberta onde o aquecimento vem por cima começamos a dar o banho . Inicialmente um dia sim , um dia não. As enfermeiras nos ensinaram e lá fomos nós.
Confesso que meu marido dava muito melhor que eu, ele segurava firme as pequenas e eu morria de medo de que elas escorregassem, afinal eram tão frágeis. 
Enchíamos uma bacia , que carinhosamente a mãe de outras gêmeas chamava de bacia de temperar radicci. Usávamos sabonete líquido de glicerina e um creminho na bundinha ou gotinhas de dersani para evitar assaduras.
Quando foram para o berço aberto lá estávamos nós todos os dias ás 14:30 para a tarefa, normalmente o Marcello dava o Banho em uma e eu vestia e já amamentava , enquanto ele dava o banho na  outra. Realmente um trabalho em equipe que trouxemos para a nossa rotina.
Quando fomos para casa , nos orientaram a dar o banho a noite , para o bebê relaxar e dormir melhor. Então passamos a dar o banho ás 21h. Depois era mamar e cama. Continuamos assim até hoje.
Inicialmente , dávamos na banheirinha e fazíamos todo aquele ritual acrescentando uma massagem xântala com um creme Hora de Dormir, para relaxar bem as pequenas. 
Quando elas tinham uns 8 meses passamos a dar banho na nossa banheira e hoje em dia a maioria são no chuveiro. E quase sempre com o papai delas, onde criaram um vínculo legal
Acho super importante , para unir pais e filhos que o pai participe em alguns momentos da rotina do bebê, que faça deste momento algo deles para criar uma ligação e o bebê começar a identificá-lo melhor. Já que ele não pode amamentar , sugiro o banho, onde há um contato e eles podem brincar, cantar e dar muitas risadas.
Nessa semana li um post sobre banho tóxico de um blog chamado Pediatrio. Eu li pois uma amiga publicou e acabei achando super importante para estar ligado a este meu texto. Então ai vai na íntegra.

Em 2007, realizou-se um levantamento com 3.300 pais americanos, para se saber quais produtos de higiene, entre xampus, loções e sabonetes, eles mais utilizavam em suas crianças. Com base nestes dados, verificou-se que as crianças estão expostas a uma média de 60 tipos de ingredientes químicos todos os dias, sendo que muitos deles não são seguros, segundo as agências de controle governamentais. Mesmo aqueles produtos propagandeados como naturais, podem conter ingredientes químicos nocivos à saúde dos bebês e crianças.

A exposição a agentes químicos durante a infância tem efeito muito maior do que no adulto, uma vez que bebês e crianças são mais vulneráveis, sua pele é 30 % mais fina do que a do adulto e pode absorver quantidades maiores de substâncias químicas. Além disto, a inalação de produtos químicos nocivos à saúde acaba sendo maior relativamente ao seu peso, quando comparado com o adulto. Por fim, a barreira sanguínea que protege o cérebro de agentes químicos (chamada barreira hemato-encefálica), não está completamente desenvolvida até o bebê completar seis meses de idade.

Dentre os agentes tóxicos presentes em cosméticos, um deles chamou a atenção, por estar presente em um produto muito utilizado no mundo todo: o Shampoo Johnson. Este produto contém uma substância chamadaQuartenium -15, que é utilizado como um preservativo em muitos cosméticos. Na verdade, o Quartenium-15 age como um liberador de formaldeído e, esta substância é conhecida por ser cancerígena, além de desencadear frequentemente reações alérgicas na pele ( vide fonteshttp://www.safecosmetics.org/article.php?id=887 ;http://www.cbsnews.com/8301-204_162-20128253/group-johnsons-baby-shampoo-a-cancer-risk/ e http://www.ewg.org/report/toxic-tub/31209).

Curiosamente, a Johnson & Johnson utiliza o Quartenium-15 em xampus para bebês, porém não em todos os países onde vende seus produtos. Na Dinamarca, Finlândia, Japão, Holanda, Noruega e África do Sul, o Shampoo Johnson para bebês não contém esta substância. Já nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, Indonésia e Brasil, há Quartenium-15 na fórmula.

A empresa Johnson & Johnson está sendo pressionada há mais de dois anos nos Estados Unidos para que retire o Quartenium-15 da fórmula de produtos para crianças,mas,até o momento, isto não ocorreu. O que fizeram neste país, foi lançar uma linha chamada Johnson’s Naturals, cuja fórmula não possui esta substância, porém tem preço mais alto.

A questão é a seguinte: Por que utilizar Quartenium-15 no Shampoo Johnson em alguns países e em outros não? As crianças de nenhum país merecem este banho tóxico. Ao comprar produtos para crianças e bebês,preste atenção aos componentes da fórmula. Se contiverem Quartenium-15 (ou sinônimos comoDowicil 75, Dowicil 100, Dowco 184 ou Azoniaadamantanato), não utilize. Esta será a melhor forma de pressionar a indústria e proteger nossos bebês e crianças.


Fiz uma pesquisa entre algumas marcas de xampus para bebês, nacionais e importadas, disponíveis no Brasil e descobri o seguinte:

Shampoo Johnson Baby – possui Quartenium-15

Shampoo Granado Bebê – possui Quartenium-15


Shampoo Huggies Turma da Mônica - não possui Quartenium-15





Shampoo Natura Mamãe Bebê – não possui Quartenium-15


Shampoo Weleda baby (importado) – não possui Quartenium-15




Shampoo Mustela para bebês (importado) – não possui Quartenium-15