O que dizer sobre amamentação se não a melhor experiência do mundo?
Como vocês sabem minhas filhas nasceram prematuras e uma das minhas descobertas foi que o bebê aprende a sugar a partir da trigésima quinta semana de gestação, como as minhas nasceram com 32 este processo foi feito dia após dia com muita calma , pois elas tinham as famosas quedinhas ou apnéias. Onde o bebê mama mas para de respirar, diga-se foi esta a causa de termos ficado os intermináveis 46 dias na UTI Neo Natal.
Durante o trabalho de parto, o organismo da mulher libera os hormônios ocitocina e prolactina, que facilitam a descida do leite. No caso da cesárea eletiva, a mulher pode ser submetida à cirurgia sem o menor indício de que o bebê está pronto para nascer. Sendo assim, o organismo pode secretar substâncias que deflagram a produção do leite com certo atraso, de dois a cinco dias depois do nascimento do bebê, e a criança terá que esperar para ser amamentada pela mãe.
E comigo foi assim. Mesmo indo a cada 3 horas no centro de amamentação para estimular a saída do leite ele levou 5 dias para descer. Nos 2 primeiros veio o colostro, no terceiro e no quarto simplesmente nada e no quinto começou a descer meu leite. E , claro, que até ele descer eu estava tensa e chorava, pois queria muito amamentar minhas filhotas. E como no centro é um encontro de mães eu via as outras , desculpe o termo, quase umas vacas leiteiras tirando garrafinhas enquanto eu conseguia no início uns 40 ml. Tirava e eles colocavam por sonda nas minhas pequenas, mas como eram duas as vezes o NAM era dado . A noite quando ia pra casa tirava leite com a ajuda de uma maquina elétrica que aluguei na Amamenta, super prática, congelava o leite e na manhã seguinte levava para o hospital.
Aos poucos elas começaram a sugar e quanta alegria, é um sentimento único que liga para sempre a mãe e o bebê. As pessoas me perguntavam como eu amamentava as duas. Na maioria das vezes dava um seio pra uma e após o pai delas complementava com mamadeira e dai eu dava o seio pra outra. Muitas vezes, as duas mamavam juntas cada uma em um seio.
No início não foi muito fácil, pois como elas estavam aprendendo muitas vezes pegavam errado o que machucava bastante o bico do seio. Tive 2 vezes mastite - inflamação no seio - durante o período do hospital.
A minha meta era conseguir amamentá-las até os 4 meses, já que este é o prazo normal que as mães deixam de amamentar gêmeos , claro que interligando com algumas mamadas de NAM pois nem sempre conseguia produzir leite para as duas. Mas sempre acreditei que é melhor um pouco do que nada de leite materno, tão rico e com tantas substâncias que ajudam na saúde dos bebês. Então , comemorei quando cheguei a 6 meses, a 8 meses e por sorte consegui amamentar até 1 ano e um mês . Quando elas por livre e espontânea vontade pararam de mamar.
Muitas mães param de amamentar por que o peito vai cair, por que acham que o leite é fraco, por que tiveram mastite. Com 10 meses eu tive uma de ficar sem mexer o braço por 4 dias e tomando antibiótco e mesmo assim continuei porque amava e porque queria o melhor para as minhas filhas. Se o peito cai, cai e qual o problema.
Etiquetas:
Saúde
0 comentários:
Enviar um comentário