Alimentação das crianças

Todos já ouviram a frase: a gente é o que a gente come. Cada vez mais a alimentação é a base da nossa saúde. E a boa alimentação começa na infância, com o cuidado com tudo o que a gente acostuma os nossos filhos. O paladar da pessoa é formado nos 4 primeiros anos de vida , então a importância da introdução de alimentos saudáveis é fundamental.

Eu me lembro que na minha infância , devia ter uns 7 anos, eu só tomava refrigerantes no jantar de domingo  na casa da minha vó e depois podíamos comer balas 7 belo, Xaxá e Soft, até hoje me lembro da sensação horrível de quando sem querer engolíamos estas balas . No colégio, na hora do lanche se vendia prensado, torrada, cachorro quente e mini pizza . Hoje em dia tem hamburguer, batata frita e muitas outras frituras. E em casa comíamos legumes, verduras, frutas sem frescura, me lembro que brincava com as ervilhas fazendo dentes de monstro.

Confesso que em relação a alimentação das minhas filhas sou bem chata e brigo mesmo, não dou refrigerantes , até porque todos sabem o mal que este xarope faz tanto para os dentes quanto para a formação dos ossos, além de conter cafeína e produzir o efeito de ansiedade nas crianças dificultando o sono. Não dou doces, chocolates , balas, etc. Costumo dar gelatina, bolo feito em casa de cenoura, laranja, banana e maçã . E vou sempre incentivá-las a terem uma alimentação saudável.

Elas bebem bastante suco de uva, laranja, mix de frutas, limão, etc e água. Comem todo tipo de frutas, claro que as vezes enjoam de alguma , mas dai introduzo outra. A Olívia adora bergamota e no momento cansou de banana. A Stella está adorando uva e cansou do mamão.
E as gurias adoram comer comida: arroz, feijão, lentilha, beterraba, carne, frango, peixe, coração de galinha, pão, massa, brócolis, abóbora, cenoura, espinafre, absolutamente tudo, sem frescura. Os pratos aqui são bem coloridos, o que também as estimulam . Já que a pessoas primeiro comem com os olhos.

Eu não sou uma ótima cozinheira e tenho a Isa minha empregada de mão cheia que faz cada comidinha especial que as gurias amam, mas sempre que precisa vou para cozinha fazer alguma papinha. Dificilmente, dava papinha insdustrializada, só em casos de estar viajando ou na rua, as gurias comiam na boa, mas sempre achei elas sem muito sabor.

Hoje o meu amigo e chef Felippe Sicca lançou um site com receitas íncriveis para adultos do tipo faça você mesmo . O site tem o nome de www.receitasparacompartilhar.com.br, lá encontram-se receitas e  vídeos com ele preparando os pratos. E há uma seção Gastrô Kids,  com receitas de papinhas e comidinhas fáceis e saborosas para fazermos para os nossos filhos.

Vamos e convenhamos não é tão difícil fazer comidinhas saudáveis para as pessoinhas que mais amamos né? E no futuro eles vão nos agradecer.

0 comentários:

Enviar um comentário