Exercícios na gravidez

Eu sempre gostei de me mexer, antes de engravidar estava fazendo pilates e adorando. Quando descobri a gravidez de gêmeos minha médica sugeriu que nos primeiros 3 meses, meses de formação do feto, eu fizesse mais alongamentos ou parasse. Como era verão e estava me mudando parei no segundo e terceiro mês e depois optei por fazer Hidroginástica para gestante. Na academia Aquasport em São Paulo eles tinham um programa específico para gestantes. As aulas eram 3 vezes por semana , sendo na segunda caminhada na esteira e hidroginástica , na quarta apenas hidroginástica e na sexta alongamento e hidroginástica.
Em Porto Alegre fiz no Grêmio Náutico União , sede Moinhos de Vento. Lá eles tinham também um aula específica para gestantes, sempre acompanhada por um médico que verificava a nossa pressão arterial antes e depois da aula. Eles tinham o maior cuidado. Tanto que teve um vez que a minha pressão subiu e a médica do clube ligou para a minha médica para comunicar. Já estava no sétimo mês e passei a ir mais para ficar boiando na água já que isso aliviava bastante as minhas dores nas costas e por sugestão médica pararia quando entrasse no oitavo mês para ficar mais em repouso e tentarmos segurar a gravidez o máximo possível.
Exercícios na gravidez eu considero muito importante, tanto para o bem estar da mãe quanto para o bebê. Sendo que trabalha a respiração para a hora do parto , alivia dores , alivia a ansiedade e ajuda na hora do parto normal.
Claro, que o ideal é já estar praticando uma atividade física regularmente antes de engravidar, mas caso contrário ao engravidar converse com seu médico e mexa-se. Existem várias modalidades indicadas para grávidas : hidroginástica, pilates - para quem já praticava antes da gravidez-, yoga, caminhada, etc . O importante é não ficar parada.
Se possível procurar atividades que tenham turmas específicas para gestantes, pois além de exercícios você estará fazendo amizades e trocando experiências entre as futuras mamães.